Telhado
O telhado é formado por 3 partes:
-
Estrutura;
-
Cobertura;
-
Captação de águas pluviais.
A estrutura é um conjunto de elementos que irá suportar a cobertura e parte do sistema de captação de águas pluviais. Devem ser considerados: a forma, sistema de captação de águas de escoamento, o tipo de cobertura empregado e o caimento.
Um estrutra de telhado poderá ser composta de:
-
Tesouras, que podem ser de madeira, metálicas, de concreto e mistas;
-
Arcos, que podem ser de madeira, metálicos e de concreto;
-
Terças, que podem ser simples, armadas ou treliçadas;
-
Caibros;
-
Ripas;
-
Contraventamentos;
-
Mão-francesa.
Já a cobertura de um edifício tem por finalidade principal abrigá-lo contra as intempéries, e deve possuir propriedades isolantes. Uma cobertura devera ser impermeável, resistente, inalterável quanto à forma e ao peso, leve, de secagem rápida, de fácil colocação, de longa duração, de custo econômico, de fácil manutenção, deverá prestar-se às dilatações e contrações, e ter bom escoamento.
Uma cobertura é formada por superfícies planas inclinadas para um perfeito escoamento das águas de chuvas chamado plano de água ou , simplesmente, água. Cumeeira é o encontro de um divisor de duas águas de cota mais elevada do plano, no sentido horizontal. Espigão é um divisor de duas águas em plano inclinado. Rincão é o encontro de captação de duas águas.
O sistema de captação de águas pluviais é definido como o conjunto de elementos utilizados na coleta e condução de águas da chuva. É composto em 3 tipos distintos:
-
Do telhado;
-
Do lote;
-
Da via pública.
O correspondente ao telhado é composto por calhas, beiral, platibanda, condutores, águas furtadas ou rincão, rufos, bandeja, curvas e funis.
Os materiais comumente empregados são o ferro galvanizado (chapas), cimento amianto e cobre (raramente empregado devido a seu alto preço).
Referência: Texto extraído de Hélio Azeredo